19.2.09

Lyon

(Diário de viagem - Final)

Eu fiquei nesta cidade durante um bom tempo. Basicamente, todas as semanas em que estive na Europa, exceto quando fui pra Hamburgo, eu passei em Lyon. Só agora resolvi fazer um post sobre Lyon, acho que porque só agora que Lyon "passou".

Lyon não é exatamente uma cidade "turística" que tenha alguma tradição como Paris. Soa mais familiar aos brasileiros pelas notícias sobre o Ollympique Lyonnais, o time do Juninho Pernambucano, que é heptacampeão consecutivo da França e está prestes a ganhar o oitavo título. Aqueles que pouco conhecem do futebol provavelmente nunca ouviram falar em Lyon.

Acho que Lyon é uma ótima cidade pra se morar. Tem mais ou menos o mesmo número de habitantes que Belém (em torno de 2 milhões), é bem limpa e organizada e a estrutura é melhor que a de São Paulo, que tem mais de 15 milhões de habitantes.

É gostoso andar pelas ruas da cidade, apesar de não terem o mesmo charme de Paris, nem o cheiro de Paris. As ruas são tranquilas e bem planejadas. Em alguns cruzamentos, especialmente em Gratte Ciel, não é a calçada que termina para que o carro possa passar, mas a rua que faz uma "pausa" pro pedestre poder atravessar. O urbanismo de Lyon é o mais eficiente em termos de acessibilidade que eu já vi.

Na verdade, a França em geral tem mais desenvolvido na arquitetura a parte da acessibilidade, diferente da Alemanha, onde ainda se vê o trem que tem um "degrau" em relação à plataforma. Em compensação a parte de energia e sustentabilidade a Alemanha está muito mais à frente.

O sistema de transporte é ótimo. Apesar de o metrô não atender a cidade inteira, tem um Tramway, o metrô de superfície que atende uma boa parte da cidade por onde o metrô não passa. E onde é menos movimentado ainda, tem ônibus. O ônibus é ligado por um cabo que passa por cima das ruas. Todos - metrô, tramway e ônibus - têm horas exatas pra passar. É bem menos complexo e mais inteligente que o de Hamburgo, que não vale muito à pena comentar aqui...

Se você não quiser usar nenhum dos três meios de transporte, pode ir de bicicleta. Em vários pontos da cidade tem estacionamentos de bicicletas onde se passa um cartão na máquina e ela libera uma bicicleta. Isso é pago, exceto se você ficar menos de 30 minutos. Quando acaba o tempo, a bicicleta apita e você tem 5 minutos pra guardá-la na estação mais próxima. Logo depois de guardar, 2 minutos depois você já pode pegar outra. Dá pra ir de estação em estação sem pagar, até chegar ao seu destino, não é ótimo?

Os motoristas são bem educados. Até medrosos às vezes. Isso é bom quando se está passeando a pé. É ruim quando você está dentro de um carro, atrás de um daqueles franceses certinhos e bem na frente de um dos árabes bagunceiros. O francês para em todas as faixas de pedestres, mesmo quando o sinal está verde. O árabe, a esta altura, já deve estar buzinando.

Lyon é uma cidade universitária. Tem muitos jovens por lá, inclusive brasileiros. Aliás, tem brasileiro em tudo quanto é lugar. Quase sempre, dentro do Tramway, a gente escuta pessoas falando em portugês, especialmente perto da universidade Insa.

De muitos pontos da cidade a gente pode ver a Fourvière. A basílica fica no ponto mais alto da cidade e as construções não são tão altas, de maneira que a igreja é um ponto de referência. Apesar das ruas não terem uma configuração "quadriculada" simples, a gente dificilmente se perde. Se você se perde, cedo ou tarde vê um mapa em algum lugar, em escala não tão reduzida com a localização exata de onde você está. Se não encontrar, muito provavelmente você enxerga a Fourvière e logo sabe que direção deve tomar.

Alors... as fotos:

01. Bellecour
02. Fourvière
03. Ollympique Lyonnais x Ollympique de Marseille
04. Um cruzamento na Cours Lafayette, em Gratte Ciel
05. O Rio Rhône

17.2.09

O carnaval de Veneza

A festa é tradicional. As pessoas usam fantasias muito bonitas e aparentemente caras. Tem bandinha tocando na praça principal e tem gente pra caramba de tudo quanto é lugar. Vimos um cara correndo e gritando pelas ruas, todo vestido de diabo.
Incrível a cidade! A água é azul e pra nossa sorte, o céu também estava assim. Sem palavras, a cidade é linda e o clima - as pessoas e o evento em geral - é muito gostoso. Dá vontade de ficar lá uma semana, até porque as italianas...
Enfim, algumas fotos:

01. Pessoas fantasiadas
02. Muita gente! A maioria é turista.
03. As gôndolas.


13.2.09

Hamburgo parte II

Hamburgo é uma cidade relativamente pequena. A população não chega a 2 milhões de habitantes e ainda assim é a segunda maior da Alemanha. Muito diferente daquilo que eu imaginava que seria a Alemanha. Os alemães - pelo menos os daqui - são amáveis e hospitaleiros. Não são "maus" com os estrangeiros e são dispostos a ajudar.
É também o tipo de lugar onde as pessoas puxam assunto no ônibus, no trem, no metrô...
A cidade é muito bonita. Os estilos arquitetônicos antigos são diferentes. Tem muita coisa em tijolo aparente e com ornamentos mais "quadrados".
É muito frio, em quase todos os dias que estive aqui, caiu neve. Enfim, tem outras coisas interessantes, difícil resumir em poucas palavras.
01. Diana e eu, na sinistra Igreja de São Jorge
02. Rathaus (prefeitura)
03. Andando pelas ruas de Hamburgo, cheguei por aí
04. Lago Binnenalster








10.2.09

Hamburgo parte I - A viagem

18 horas de ônibus. A viagem é cansativa, mas é muito bonita. Um alemão de Hannover sentou do meu lado e puxou assunto várias vezes. Era um senhor muito gente boa, mas como eu não falava alemão, trocamos poucas palavras, como: "Ronaldinho", "Kaká", "Carnaval", "Schumacher"...
A estrada é muito boa, tem MUITOS campos de cevada e em todas as cidades por onde o ônibus passou tinha muita construção. Eles constroem coisa pra caramba.
01. Uma pausa, às 3:00 da manhã. Ainda na França.
02. Igreja gótica, em Kolonia
03. Um dos milhares de campos de cevada.
04. Uma cidade que eu não sei qual é.








9.2.09

Chamonix - O fim de semana

Chamonix é uma espécie de "distrito". A França é dividida assim. São aglomerações de cidades cujo governo responsável é equivalente a uma prefeitura, ou um governo, ou um pouco de prefeitura e um pouco de governo.Em Chamonix tem um lugar um pouco mais acima, nas montanhas, que se chama Les Hauches, que é onde tem estações de ski e as pessoas vão muito nesta época do ano.
Lindo, muito lindo! Uma das paisagens mais bonitas que eu já vi, se não a mais bonita.
01. A vista, da janela do quarto.
02. A casa.
03. A estrada.
04. Na varanda!















4.2.09

Genebra - Suíça

Uma cidade muito organizada e certinha. Genebra fica no caminho dos Alpes Suíços. A viagem é linda, fomos de carro pelo meio das montanhas, no fim de semana. Achei algumas coisas interessantes lá, por exemplo: tem relógio pra todo lado; pra estacionar o carro na rua tem que pagar; a polícia é MUITO equipada (é um dos países mais seguros do mundo); o chocolate é incrível!

01. Uma pausa pra tomar um café, no início dos Alpes.
02. A estrada.
03. Uma panorâmica de uma praça muito legal, próxima do centro da cidade.
04. O chocolate. "Será que é bom?", eu me perguntava... bem, é só o melhor chocolate do mundo!
05. "A" policial.