1.6.09

Belém x Manaus: uma rivalidade sem sentido

"Seja lá o que for que vai sair por aquela porta. Se nos mantivermos unidos, temos alguma chance" (Maximus, no filme "Gladiador")


Se tem uma coisa demasiado constatada na História da humanidade é a união, o espírito de unidade. Tudo aquilo que até hoje chegou a funcionar, em algum nível, o fez por conta de um ponto de referência, uma unidade que deu sentido a tudo e não deixou que o objetivo comum fosse esquecido. Ainda que feito, como Naopoleão gostava de dizer: "calçando sua mão de ferro em uma luva de veludo".
Ouso afirmar que isso é uma coisa bem matemática. É muito claro quando uma coisa vai dar certo ou errado. A gente observa claramente para onde algo caminha só de ver o quanto as partes trabalham harmonicamente em função de um todo. Não só é matemático o processo, como a expressão é muito simples. Tal qual uma equação do segundo grau, que no fim tem dois resultados possíveis, assim são os "esquemas" que nós, seres humanos, criamos.
É pela união que os europeus mantem um todo forte e, consequentemente, as partes fortes. Foi pelo espírito de unidade que Stalin elevou um país agrícola à potência que primeiro lançou um foguete ao espaço em apenas cinquenta anos. É assim que funciona a Natureza, é assim que tudo funciona. União.

O Brasil é um país considerado periferia no mundo e a região Norte, a periferia deste país. Vivemos na periferia de um país periférico, que tal? E não há muita coisa que possamos fazer em relação a isso especialmente porque as duas principais cidades deste lugar tão rico agem como se tudo fosse uma estúpida competição de "vença o pior". Reduzimo-nos a uma condição inferior e, por ignorância geral, mantemo-nos no fundo, cada vez mais ridículos querendo parecer grandes em uma série de aspectos, dos quais os reflexos estão por toda parte: Belém, uma cidade suja, abandonada. O transporte público sucateado. As pessoas mal educadas, incapazes de gentilezas simples. Os times de futebol em decadência vertiginosa. Falta de conservação com o nosso patrimônio histórico. Ignorância total.
É típico de mentalidades pequenas e fracas a ignorância de sua própria história. Aliás, esse é um dos pontos que Cícero catalogou em "Da República" como uma característica própria de um povo bárbaro: falta de conhecimento da própria cultura.
Sob este e outros aspectos, podemos ser enquadrados na categoria "bárbaros" por um romano de 2 mil anos atrás. Sabe o que é pior? É a mais pura verdade. Não temos autoconhecimento e, ao invés de cuidar de coisas necessárias para a nossa verdadeira grandeza, nos preocupamos em parecer melhores não nos igualando naquilo que nossos vizinhos têm de melhor, mas rebaixando pontos elevados ao nosso nível (como se isso fosse possível).
Ridículo o povo de Belém ficar com raiva pelo fato de Manaus ter sido escolhida - por jogadas políticas, tudo bem - para sub-sede da Copa do Mundo, com Belém tendo ficado de fora. Não perdemos pra Manaus, perdemos pra nós mesmos, pro nosso PIB per capita baixíssimo, pras nossas desigualdades sociais, pras nossas ruas sujas, pra nossa pífia "estrutura" urbana, etc.

Enquanto aqui brigávamos pra ver qual seria a sub-sede "amazônica" da Copa, os nordestinos, unidos, trabalharam duro. Terão sedes em quatro cidades, desbancando inclusive Florianópolis, uma das cidades mais turísticas do Brasil. Foi mais um caso pra entrar pra estatística. Deveríamos ter brigado sim, para que na região Norte nós tivéssemos jogos tanto em Belém quanto em Manaus. Pra um país tão conhecido lá fora por causa da Amazônia, é ridícula a atenção que o mesmo dá para a região.
É nessas horas que eu me atento para o fato de as pessoas aqui terem raiva da expressão "terra de índio". É que no fundo a gente sabe que isso é verdade, e a verdade dói. A única coisa boa é que ontem, com o anúncio das cidades-sede, a nossa governadora perdeu as eleições do ano que vem. E aliás, não fosse pela nossa tão citada ignorância, ela jamais estaria no poder.
E Belém perdeu, de uma vez por todas, sua chance de ouro para se desenvolver de fato. Quem sabe em 2046, se a cidade não tiver afundado, a gente tenha alguma chance...

Agora imaginem vocês. Copa do Mundo em julho. Seleção da Itália a fazer sua pré-temporada num dos nossos balneários... Salinas talvez? Não teremos isso aqui. E nem perto daqui.

36 comentários:

  1. tenho q concordar com você em genero, numero e grau...principalmente no que se refere ao nosso governo.

    ResponderExcluir
  2. e triste belém e manaus deveriam ser unidos, não deveriam ser rivais, quem sabe se agente tivesse união o norte poderia sediar dois jogos da copa aki um em belém e outro em manaus.

    ResponderExcluir
  3. inteligentíssimo...
    Sou manauense e concordo no q diz respeito a essa rivalidade inútil... Manaus tem um PIB 4 vezes maior q o d Belém, mas ás vezes me pergunto: para ond vai tanto dinheiro??
    E Belém gaba-se d ser uma cidade com melhor infra-estrura pelo simples fato d não conhecer a malha viária da capital manauense...
    Na realidade não existe a "melhor cidade" existe a "menos pior"... Creio sinceramente q se a Governadora do Pará tivesse o mesmo empenho q o nosso, hj teríamos duas sub-sedes na amazônia...

    ResponderExcluir
  4. eih manooo!!!! precisa atualiza-se melhor quanto a sua cidade, e talvez vc não seja capaz de exergar o pequeno sujo que há em baixo das suas unhas, falar que Belém é abandonada e suja e de fato erronea e sem compromisso com sua cultura, é não fazer parte das novas construções de sua história. Quem sabe voce é um daqueles que consome algo e joga o resto na rua...sem educação e enchendo de lixo a cidade.
    acorda para conhecer a beleza de sua cidade...

    ResponderExcluir
  5. Belém e um lugar exuberante e sem igual!!!
    agora que os governos locais estão transformando-a em um maquina do turismo
    viva belem

    ResponderExcluir
  6. blogger a ser lido
    http://dadoventurini.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. para nós paraenses não existe essa rivalidade...estou me perguntando todos os dias...a mim e aos meus amigos; e todos falam a mesma coisa: NÃO HÁRIVALIDADE !!! só sei de uma coisa: tenho uma vida familiar estável...condições financairas regular..enfim, estou preocupado com o meu futuro e da mniha família.

    ResponderExcluir
  8. SOU PARAENSE DE BELÉM E TENHO MUITO ORGULHO DE MANAUS TAMBÉM SER UMA GRANDE CIDADE ASSIM COMO BELÉM. O NORTE PRECISA DE INCENTIVOS. E A PROVA CONCRETA É MANAUS. O EXEMPLO É A ZONA FRANCA QUE TROUXE DESENVOLVIMEMTO PRA CIDADE. TEMOS GIGANTES ADORMECIDOS AQUI. EX: RIO BRANCO SE FOSSE INDUSTRIALIZADO SERIA UMA NOVA MANAUS. BELÉM NEM SE FALA SEM TER EMPREGO PRA TODOS ELA TENTA SE DESENVOLVER. IMAGINO SE ELA TIVASSE INCENTIVOS COMO MANAUS TEVE BELÉM SERIA TÃO DESENVOLVIDO QUANTO SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
  9. NÃO SEI QUEM INVENTOU ISSO, POIS AQUI EM BELÉM NÃO EXISTE RIVALIDADE COM MANAUS. O QUE EXISTE É ADMIRAÇÃO. E UM EXEMPLO A SER SEGUIDO. TALVES POR ISSO PARAENSES SE MUDEM PRA MANAUS. SE EU PUDESSE MUDAR A CARA DE BELÉM EU FARIA MAS NÃO DEPENDE DE MIM E SIM DE NOSSOS GOVERNANTES QUE NÃO FAZEM NADA. SE OS DE MANAUS FAZEM PARABÉNS PRA VOCÊS. EU ACHO MUITA INUTILIDADE ESSE TIPO DE RIVALIDADE QUE FICA FALANDO SUA CIDADE É MAIS SUJA QUE A MINHA OU O SHOPPING DE MANAUS É MAIOR DE QUE O DE BELÉM. COMO SE ISSO FOSSE SER MELHOR QUE O OUTRO. AQUI EM BELÉM FICAMOS PRESOS NO FAROL DE QUATRO TEMPOS. ENQUANTO MANAUS TEM PASSAGEM DE NÍVEL. NOTA 10 PRO GOVERNO DE MANAUS. POIS SE ELE NÃO FISESSE, VOCÊS ESTARIAM TAMBÉM PRESOS NO FAROL. COMO VOCÊS MANAUARAS VÊEM SÂO ELES É QUE TEM QUE FAZER. AQUI EM BELÉM DEPENDEMOS DELES. POR MIM AQUI SERIA CHEIO DE PASSAGEM DE NÍVEL VIADULTOS CAPACIDADE A CIDADE TEM MAS FAZER O QUE. CADA UM TEM O GOVERNO QUE MERECE. AÍ VEM UM CARA DE FORA DISER QUE O VER-O-PESO FEDE. JAMAIS VOU ME OFENDEER SE É VERDADE. POR MIM ELE ERA CHEIROSO MAS O GOVERNO NÃO CUIDA. ACHO QUE NÓS DE BELÉM OU DE MANAUS DEVEMOS É VER ONDE ERRAMOS. E NÃO TENTAR TAMPAR O SOL COM A PENEIRA.

    ResponderExcluir
  10. Aqui em Belém existe quatro mau a ser combatido. a violencia, o lixo, o transito e a poluição sonora. deveria ter uma lei que desse cadeia pra quem joga lixo na rua. e pra quem não respeita o silêncio. nos anos 80 e 90 eu tinha orgulho de ligar o rádio e ouvir nossas músicas paraenses. nossos verdadeiros artistas foram esquecidos. só se ouve esse maldito tecno bréga que só serve pra incentivar a violencia e a bandidagem. A TV LIBERAL Afiliada da rede globo só manda o que não presta. como se aqui em belém respirassemos tecno bréga. ficamos muito envergonhados quando aparece estas pessoas representando o pará. aqui temos artistas bem melhor.

    ResponderExcluir
  11. MEU NOME É AFONSO SOU PARAENSE DE BELÉM. UM DIA DESSES É QUE SOUBE QUE AMAZONENSE ODEIA PARAENSE. FIQUEI PENSANDO O PORQUÊ DISSO. JÁ QUE BELÉM NÃO LEMBRA NEM QUE MANAUS EXISTE. MAS ACHO QUE JÁ SEI O MOTIVO..... JÁ MOREI EM SANTARÉM E LÁ ELES ADORAM REPARAR CRITICAR AS PESSOAS QUE NÃO ESTEJAM NAS SUAS MODAS. ACHANDO QUE NA CIDADE GRANDE É ASSIM QUANDO NA VERDADE NÃO É. A CIDADE DE ÓBIDOS ´É A MESMA COISA UM PESSOAL METIDO A BESTA. VI MUITO AMAZONENSE EM SANTARÉM MAS NUNCA VI ALGUM AQUI EM BELÉM...... O OESTE PARAENSE VAI EM PESO PRA MANAUS AÍ COMEÇA A RIVALIDADE.....ELES TAMBÉM RIVALIZAM CONOSCO DAQUI DO NORDESTE PARAENSE. TANTO É QUE ELES QUEREM SEPARAR O PARÁ E CRIAR O ESTADO DO TAPAJÓS SENDO SANTARÉM A CAPITAL... ESPERO QUE SEPAREM LOGO. AÍ VOCÊS MANAUARS VÃO PERCEBER QUE NÃO ODEIAM PARAENSE E SIM TAPAJOARA.. UM ABRAÇO PRO PESSOAL DE MANAUS E DEIXEM DE ODIAR BELÉM POIS NÓS DE BELÉM NÃO TEMOS TEMPO PRA ODIAR VOCÊS.

    ResponderExcluir
  12. Oh! Geração de Adoradores! Só falta a vcs nascerem de novo, porque quem já nasceu de novo não conta mentiras; Acessem o site do ibge e comparem; o PIB de Belém é 2,5 vezes menor do que o de Manaus e não quatro conforme vcs afirmam. Se incluir o de Ananindeua baixa para 2 vezes menor. E mais, somem os pibs dos demais municípios do Estado do Amazonas que talvez seja equivalente a apenas os municípios de Barcarena e de Parauapebas no Pará. O PIB de Manaus é maior que o PIB de Belém, pois bem; O PIB do Estado do Pará é maior do que o PIB do Estado do Amazonas. Valorize o seu Estado, a sua cidade, sem menosprezar e sem ridicularizar a minha, tá certo?

    ResponderExcluir
  13. rivalidade existe de manaus com belem, e nao de belem com manaus, o povo de Manaus precisa viajar mais p/ca p/saber que nao ligamos a minima p/existencia deles, nao sei pq eles se incomodam tanto com a nossa. hahahaha rivalidade de um lado apenas chega a ser ridiculo.

    ResponderExcluir
  14. acho incrível é pq eles repetem tantas vezes esse PIB; será que todo o povo de manaus é contemplado...recebem um abono...divisão de bens...? kkkkkkkkk...o PIB PODE SER DE 1 TRILHÃO. mas com certeza só engorda os empresarios e governo ! agora voltando para rivalidade, existe mesmo ? nunca vi aqui em belém...nós paraenses temos tempo apenas para nos preocuparmos com a nossa cultura..e fim !

    abraço a todos os amazonense e no mês que vem tem Círio e estamos esperando de braços aberto.

    ResponderExcluir
  15. Manauara precisa conhecer mais os paraenses!Não conheço ninguém que tenha ódio de Manaus. Engraçado né? Distribuição de Renda gente! Falta muito disso para o Nosso País que traja ladrões de Políticos! Precisamos(e me incluo totalmente), movimentar nossos dedinhos não só para postar em críticas bestas e sem sentido na hora do voto, de contestar pra onde vai tanto dinheiro que o Brasil arrecada. Para os Pobres? Lutar não apenas por ideologias e sim por nossos direitos. Universitários de hoje querem só ficar fumando maconha? Os de antigamente fumavam e faziam algo a mais pra tentar mudar um pouco mais a cara desse país.

    Rodrigo Sodré

    ResponderExcluir
  16. ESSE BESTEROL TODO E PROVENIENTE DE VCS PARAENSES QUE SE ACHAM O MELHOR DO NORTE.DEIXEM DE BAIRRISMO E BRIGAS.TODOS VCS SERÃO BEM-VINDOS A MANAUS;EXCESSÃO DOS QUE SÃO BANDIDOS E ESTUPRADORES(JA QUE EM MANAUS ESTÃO OS PRESIDIOS TODOS LOTADOS DE PARAENSES)!!!!!!!!!
    JULIO DEZ (...)

    ResponderExcluir
  17. É invocado o pessoal de Belém diz que não sabe da rivalidade mas eu como manauense sei que sabem sim !quando Belém não ficou entre as sub-sedes um morador falou a fé é a ultima que morre sabemos que isso traze ria mas desenvolvimento e porque essa copa também envolve as brigas politicas !aí eu reparei e se ele é de Belém ele sabia sim dãããã!Isso no jornal local !

    ResponderExcluir
  18. O que vcs manauenses chamam de rivalidade, na verdade é ódio que vcs guardam nos seus corações. Deus te ama manauense, e Ele tem um plano pra vida de vcs. Ele disse: "vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei".

    ResponderExcluir
  19. http://manausmetropole.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html

    ResponderExcluir
  20. OS AMAZONENSES SIMPLESMENTE SAO INVEJOSOS, POVO COM CULTURA MUITO FRACA (SE COMPARADO A NOSSA), UM POVO QUE SÓ SE CONFIA EM MANAUS POR CAUSA DA ZONA FRANCA (QUE A CIDADE JA TA QUASE AFUNDANDO POR CAUSA DA MSM) ELES SO SABEM FALAR DE ZONA FRANCA, ZONA FRANCA E ZONA FRANCA...Ñ TEM OUTRA COISA AI??? E QUERODEIXAR UMA COISA BEM CLARO A RESPEITO DO VIDEO DO CARA DE DENTE PODRE ACIMA, ELE TEM CARA DE SER MALUCO, LADRAO EXISTE SIM EM BELEM, MAS NAO DEIXA DE EXISTIR EM MANAUS E EM QUALQUER IUTRI ESTADO DO BRASOL E DO MUNDO...BELÉM DO PARÁ TEM TANTO LUGAR LINDO QUE VIROU CENARIO DE NOVELAS COMO "VODAS EM JOGO" (RECORD) E "AMOR ETERNO AMOR" (GLOBO) EM BELEM TEM: TEATRO DA PAZ, MERCADO VER-O-PESO, FORTE DO CASTELO, MAGAL DAS GARÇAS, PRAÇA DA REPUBLICA E BATISTA CAMPOS...E MANAUS??? SÓ TEATRO AMAZONAS??? ÉGUA SÓ É NISSO Q AGENTE OUVE FALAR....DO PARÁ SAEM GRANDES ARTISTAS NACIONAIS COMO: DIRA PAES, JOELMA, BETO BARBOSA, FINADO SÓCRATES E MTS OUTROS...E AMAZONAS??? PELO MENOS EU Ñ CONHEÇO....E SE "TIVER" ELE DEVE TER VERGONHA DE DIZER Q É DAI...COMO O LUTADOR ALDO QUE É AMAZONENSE MAIS VEIO COMEMORAR SUA VITORIA JUNTO COM LYOTO MACHODA AKI EM BELEM....TEMOS MUITAS JUSTIFICATIVAS PRA DIZER QUE BELEM É A MELHOR....PODEM VIM AKI A VONTADE Q VICES VAO FOCAR COM CARA DE BABOES...SERAM BEM RECEBIDOS E VAO PERCEBER QUE ESSA RINCHA É SÓ DE PARINTINS PRA LÁ!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se belem e otima entao parem de imigrar para ca,tem mais paraense q cachorro em manaus a sexta cidade mais ricaaaa do brasil

      Excluir
  21. os amazonenses tem comidas tipicas? e so peixe e nada mais

    ResponderExcluir
  22. manaus e mais populoso q belem. porq? porq nao tem lugar pra ir fica todo mundo amuntuado. no meio do mato. o pará tem varias cidades de opçao para se morar enquanto manaus nao tem onde ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo, hi, hi... Visitei Manaus em Abril e achei legal. Mas sei lá... Essa história de viver a vida toda numa cidade só soa meio claustrofóbico.

      Big Lui: Especial Manaus: conheci a Amazônia

      Excluir
  23. moro em belem e na copa eu prefiro ir em matogrosso ou seara do que em manau porq fica muito longe

    ResponderExcluir
  24. eu sou gaucho tive oportunidade de conhecer belem e manaus eu achei as duas capitais incrivel mais q que me conquistou bah gurizada foi belem sem duvida uma capital grande com pontos turiticos lindo cultura bem diferente da minha rsrsrs mais manaus tb tem suas belezas mais nao como belem tem cada arranha ceu, transporte bom, uma torcidas grande mais nao maior do do internacional rsrsrs, incrivel belem varios amigos e familiares meu vao conhecer belem em 2013

    ResponderExcluir
  25. ola, meu nome e rafael schutz sou casado com uma paraense linda e belem e muito linda , eu considero belem como minha segunda casa, manaus pode ate ter ficado com a copa mais nao e mais mais mais do que belem tem shows internacionais como david guetta, pittebul, iron maiden, doubleyu e tiesto grandes nomes da musica mundial e manaus so sabe fala da zona franca, belem tem duas maiores torcida do norte e ate umas das maiores do brasil, so pra termina depois da copa quem vai usa esse estadio vai ser dinheiro publico jogado fora eu amo paraná e pará.













    ResponderExcluir
  26. noiz paraenses nao ligamos pra belem porque o que vem debaixo nao nois atigem chupa manaus, vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa belem eu amo belem

    ResponderExcluir
  27. O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisam humilhar os outros, para sentirem-se forte odeio manaus

    ResponderExcluir
  28. Desculpa,por meu estado para for mais bonita e desenvolvido ao mesmo tempo e te humilhar por não conseguir ser um terço de nenhum dos dois. É uma pena

    ResponderExcluir
  29. Eles só falam em zona franca, o q seria Manaus sem essa industria? Seria mto inferior ao pib de Belém e além disso nosso estado é mto desenvilvido, eles só sabem falar de Manaus e zna franca.E só nao ganhamos a concorrencia por causa daquela governadora de merda, com toda toda corrupçao se fosse o Jader tenho certeza q Belem tinha ganhado...uma boa tarde p esses índios panelas de pressao q se orgulho da zona franco pelo governo ter tido misericórdia de Manaus.

    ResponderExcluir
  30. Fazendo um resumo das menssagens acima, gostaria de falar da atuliadade, e quando se fala de atualidade, Belém em termos de estatistacas esta ficando para tras em relação a Manaus e temos que aceitar porque é fato. Infelizmente Belém não criou nenhum projeto de desenvolvimento com o passar dos anos, enquanto que Manaus buscou e taí o resultado. Belém esta vivendo do passado. Quando entramos no desenvolvimento estadual, é o alto amazonas do Pará que esta migrando para o Amazonas e não o inverso. Isso quer dizer mas uma vez que estamos em desenvolvimento e vocês? Vamos fazer uma conta: temos em Manaus mais ou menos 300.000 habitantes do nosso vozinho, será que tem pelo menos 2000 amazonenses ai. Vamos ser realista.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. kkkkkkkkkkkkkkkkk, Lendo esse blog, agora q eu soube dessa rivalidade idiota.
    Bom eu particularmente não tenho raiva de Manaus, pelo simples fato de nem lembrar q Manaus existe, tanto q eu estava por fora dessa rixa entre ambos..!

    ResponderExcluir
  33. Os paraenses q vão para manaus sao do Oeste do Pará..e maioria é bem de vida...já os amazonenses q vem para o Pará são na sua maioria miseraveis pobres coitados...eu não sinto raiva de manaus , ao contrario sinto penas de vcs..pois vcs são tao iludidos , moram no fiofó do mundo e querem se achar..kkkkj

    ResponderExcluir
  34. Apenas digo uma coisa se Belém e tão tudo isso que vocês estão falando porque os paraenses do oeste não se mudam pra capital do SEU estado (Belém)?

    Pois Manaus está farta de paraense.

    Estou a me lembrar do episodio do nosso ex prefeito Amazonino Mendes não qual falou a frase "Então Mora, Mora" A pobre mulher que estava exigindo casa do prefeito ao dizer sou paraense ele disse "Ah, então tá explicado" ironizando. Os paraenses aqui nenhum são qualificados nem ensino fundamental completo tem. Vem para cá e vem exigir casa do prosami.

    Eu mesmo filho de mãe paranaense e pai amazonense. Orgulho de ser Amazonense, Viver nessa Manaus maravilhosa, quente onde o calor humano reina, uma cidade que abriga pessoas de todos os estados do Norte.


    By: Mateus Bockowsk

    ResponderExcluir