30.3.09

Radiohead - O Show

Demorei uma semana pra comentar sobre o show pois até agora eu ainda estou tentando entender o que realmente aconteceu.
Por mais que seja a coisa mais clichê do mundo dizer que estou sem palavras... desculpa, mas eu não sei o que dizer. Nunca eu criei tantas expectativas pra ver uma apresentação e nunca as minhas expectativas foram superadas de maneira tão brutal.
Eu, que nunca chorei vendo um filme nem um show, confesso que fui uma criança desde a entrada da bateria em "There There".
Seria uma grande injustiça da minha parte citar momentos especiais do show, pois todo ele foi incrivelmente bem desenhado e executado, inclusive as "quebras de protocolo" por parte do público e da banda. Mesmo assim, quero dizer que o silêncio do público quando o Thom começou a tocar "Exit Music" e o coro depois de "Paranoid Android" foram momentos mágicos.
Todas as músicas do "In Rainbows" compuseram perfeitamente o generoso set list de 26 músicas. Alguém sabe de uma banda que toca TODAS as músicas do último álbum num show e o público canta absolutamente tudo do começo ao fim?
Totalmente excelente! O Radiohead é a melhor banda do mundo!


Set List:

15 Step (In Rainbows)
There There (Hail To The Thief)
The National Anthem (Kid A)
All I Need (In Rainbows)
Pyramid Song (Amnesiac)
Karma Police (Ok Computer)
Nude (In Rainbows)
Weird Fishes/Arpeggi (In Rainbows)
The Gloaming (Hail To The Thief)
Talk Show Host (B-side - Trilha Sonora do filme Romeu e Julieta)
Optimistic (Kid A)
Faust Arp (In Rainbows)
Jigsaw Falling Into Place (In Rainbows)
Idioteque (Kid A)
Climbing Up The Walls (Ok Computer)
Exit Music (For A Film) (Ok Computer)
Bodysnatchers (In Rainbows)

Encore 1

Videotape (In Rainbows)
Paranoid Android (Ok Computer)
Fake Plastic Trees (The Bends)
Lucky (Ok Computer)
Reckoner (In Rainbows)

Encore 2

House of Cards (In Rainbows)
You and Whose Army (Amnesiac)
True Love Waits (I Might Be Wrong)/Everything In Its Right Place (KidA)

Encore 3

Creep (Pablo Honey)

Fotos:

01. As luzes em "Creep"
02. Thom Yorke em "Bodysnatchers"
03. Em "You and Whose Army?", Thom faz uma dedicatória: "This song is for the yankees!"


19.3.09

Radiohead - antes

Eu tinha uma idéia de que nunca na vida eu veria ao vivo as minhas bandas preferidas. É que eu gosto muito de bandas antigas que não existem mais e/ou de bandas que não fariam um show em Belém - minha cidade - nem em um milhão de anos.

É comum que as pessoas se tornem fãs de uma determinada banda por um tempo e depois deixem de curtir tanto. Já ouvi muitas pessoas dizerem "já fui muito fã do ...". Não é que não gostem mais: o que eu tenho observado que é normal "deixar" de ser tão fã quanto se foi há algum tempo. O Radiohead pra mim é diferente neste sentido. Eu sempre volto a gostar mais do Radiohead cedo ou mais tarde. Em meio a várias bandas que vez ou outra eu curto, o Radiohead é meio que um "vício" constante nesse sentido.

Eu lembro que quando eu era muito fã do Oasis (isso deve ter durado no máximo uns 6 meses), esses putos foram fazer um show em São Paulo. Na época, eu ainda fazia terceiro ano, menino novo, sem grana, sem trabalho, sem nada. Obviamente, não tive como ver esse show e fiquei muito desgostoso por isso.

O mesmo aconteceu quando o Pink Floyd se reuniu exclusivamente pra tocar no Live 8, e quando o Led Zeppelin fez uma única apresentação em Londres, onde um seleto grupo de pessoas teve a autorização da própria banda pra comprar os ingressos. Sempre foi algo demasiado longe pra mim o fato de assistir a um show assim.

O fato é que domingo tem show do Radiohead em São Paulo e eu estou na caravana que sai de Belém nesta quinta (19.03) às 6h da manhã direto pra terra da garoa. Isso é empolgante, mas não no sentido "eufórico" da palavra. Sinceramente, eu apenas me atento pra isso por alguns segundos de tempos em tempos: "Cara... eu vou ver o Radiohead!", isso é uma coisa ainda meio surreal.

Pois é, eu vou ver o Radiohead, é isso aí! Não sei o que dizer... queria mandar um beijo pro meu pai e pra minha mãe! Abração, gente!!!

Au revoir!

13.3.09

Belém na Copa de 2014

Hoje fui a um evento promovido pela Sinaenco onde algumas pessoas envolvidas no projeto Belém 2014 expuseram o que Belém tem feito no sentido de trazer a Copa do Mundo para a Metrópole da Amazônia. O projeto de estruturação está dividido em duas etapas.

A primeira etapa, que a meu ver é a mais delicada, consiste em soluções pesadas para a estrutura urbana da cidade. Especialmente em vias que dão acesso ao Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), principal estádio do eixo Norte-Nordeste e um dos melhores e mais modernos estádios do Brasil. De todos, o que eu achei particularmente interessante foi o super viaduto previsto para o cruzamento da Av. Júlio César com a Av. Pedro Álvares Cabral. Parece uma das Autoroutes européias, que vai permitir um fluxo rápido e constante de veículos num ponto estratégico da cidade. Esta etapa está estimada em pouco mais de 300 milhões de reais, e é 100 milhões mais barato que um estádio inteiro - uma das coisas que Manaus precisa pra sediar o evento, sem falar na estruturação da cidade.

A segunda etapa consiste na reforma do Mangueirão e a conclusão do entorno do estádio, que contará com um centro de treinamento (já iniciado) e um hospitality center com ginásios, centro de atendimento, estacionamento de mais de 8 mil vagas, etc. Tudo projetado pensando na sustentabilidade, com placas de energia solar para uma boa parte da área e o aproveitamento da própria água da chuva! Tudo do consagrado arquiteto paraense Alcir Meira, autor do projeto original do Mangueirão. A reforma do estádio mais o entorno está estimada em menos de 200 milhões de reais. É o estádio cuja estruturação será a mais barata no Brasil.

Basicamente, uma Copa do Mundo necessita de 8 cidades-sede. São as 8 chaves iniciais onde os cabeças-de-chave são "locados". O Brasil terá 12 cidades-sedes. Neste caso, das 8 chaves, 4 realizarão jogos em 2 cidades-sede, e não em uma apenas. Ao Norte-Norteste do Brasil corresponde uma sede que terá duas cidades-sede que dividirão uma única chave. Pela lógica, dentre as cidades que concorrem nesta parte do Brasil, Belém e Fortaleza correm bem à frente das demais.

Fortaleza fica bem perto de Belém, e ainda tem São Luís do Maranhão entre as duas. São Luís, pra quem não sabe, está oficialmente apoiando Belém na campanha. É uma cidade estratégica neste caso: a partir de São Luís se pode assistir jogos tanto em Belém quanto em Fortaleza sem maiores custos. O acesso é simples, muito diferente de Manaus, que fica no meio do nada.

E eu nem falei ainda de empresas como a Vale do Rio Doce, que já garantiu seu apoio incondicional.

Pra não citar mais vantagens de Belém (o post seria demasiado grande), resumo tudo isso em uma frase: a Copa do Mundo é nossa!


Site Oficial da candidatura de Belém: www.belemnacopa2014.com.br