23.6.09

Tipos de Temperamentos

Hipócrates (337 aC) "classificava", digamos assim, os temperamentos humanos. Ele dividiu em quatro tipos de pessoas, sendo o temperamento um estado orgânico congênito que permite o indivíduo expressar-se naturalmente. É claro que há outros fatores que influenciam na constituição das nossas personalidades, ou as pessoas não seriam tão diferentes umas das outras - mas é interessante como, dentro de uma diversidade extremamente complexa, pode-se encontrar uniformidades impressionantes. Assim somos nós, os seres humanos.
Lembrando que o "esquema" de Hipócrates não é uma coisa rígida. Muitas pessoas se identificam com mais de um tipo de temperamento, o que é normal. Ocorre que um dos quatro sempre acaba prevalecendo como algo mais forte em nós.
Nenhum temperamento é superior ao outro. Todos tem pontos positivos e negativos que devem ser trabalhados em função do nosso próprio crescimento individual. Vai de cada um, através do auto conhecimento, extrair de si mesmo aquilo que tem de melhor.

Tipos de temperamentos humanos (procure o seu!):

SANGUÍNEO (AGITADO)

Extrovertido - sabe se divertir, contagia os outros com seu espírito alegre e divertido. Fascina quando narra histórias. Espontâneo, ingênuo e cordial. Com frequência fala sem pensar. É sincero. Gosta de estar com as pessoas, detesta a solidão. É barulhento, afável e precipitado. Parece mais seguro do que ele mesmo se sente. No geral é bom vendedor, ator, anfitrião, orador, locutor, animador e político. Irreflexivo, pouco tenaz e persistente. Indisciplinado e sem força de vontade. Emocionalmente é instável, podendo chorar por qualquer pretexto; é irritado também, mas não guarda rancor, porque expressa sua fúria. Gosta de ser o centro das atenções. Veste-se bem, mas seu quarto é uma bagunça. Ou seja, mantém as aparências. É inseguro e tem a tendência a distorcer a verdade ou exagerar.

COLÉRICO (GENIOSO)

Gosta de atividade. Estimula os meios com ideias, planos, metas e ambições intermináveis. Mentalidade prática e aguda. Só dedica a atividades com objetivos claros e concretos. Capacidade de tomar decisões ou de planificar atividades úteis de forma instantânea e acertada. Não vacila diante da pressão da opinião alheia e adota posições definidas frente às questões. Frequentemente organiza cruzadas contra alguma injustiça social ou alguma situação subversiva. É estimulado pelas adversidades. Excelente determinação, nunca recua. Líder nato. Suas emoções são pouco desenvolvidas. Não sente compaixão facilmente e não demonstra nem expressa seus sentimentos. É insensível às necessidades emocionais dos demais. Pouco apreço pela música e pela arte. Busca os valores utilitários e produtivos da vida. Oportunista. Reconhece rapidamente as oportunidades. Tende a ser dominante e autoritário e usa as pessoas sem vacilar. Toda profissão que requer liderança, motivação e produtividade é adequada para o colérico, sempre que não exija demasiada atenção em questões de detalhes e planificação analítica. Raramente se torna um cirurgião, dentista, político, filósofo, inventor ou matemático. É muito otimista, raramente fracassa, exceto em sua própria casa.

MELANCÓLICO (NOSTÁLGICO)

Analítico, talentoso, perfeccionista, abnegado e com uma natureza emocional muito sensível. Desfruta muito da arte. Tende a ser introvertido. Quando está em êxtase atua de forma extrovertida. Em alguns momentos fica triste e deprimido, torna-se escorregadio e, inclusive, antagônico. Amigo fiel, mas não faz amizade com facilidade. Grande capacidade analítica. Descobre rapidamente os obstáculos e os perigos de qualquer projeto que participa. É um pessimista nato: como vê os obstáculos, fica detido. Escolhe profissões que exigem muito sacrifício pessoal. É metódico e persistente, com isso quase sempre consegue realizar grandes coisas. Às vezes sua tendência natural de se queixar do sacrifício o leva a abandonar as empreitadas no meio do caminho. Negativo, pessimista e crítico. É o mais egocêntrico e susceptível dos temperamentos. É vingativo e propenso a se sentir perseguido. Temperamental, depressivo e anti-social.

FLEUMÁTICO (INDIFERENTE)

Tranquilo e sereno. Dificilmente se agita. Experimenta mais emoções do que aparenta. Capacidade de apreciar as belas artes e as coisas boas da vida. Gosta das pessoas e tem bastante amigos. Sentido de humor natural e satírico. Capacidade de fazer rir aos demais e permanecer imperturbável. Tende a ser mais espectador e não se compromete muito com as atividades dos demais. Bom de coração e compassivo, mas raramente deixa transparecer serem verdadeiros sentimentos. Quando seu interesse é despertado, é ativo e eficiente. Quando se vê obrigado é um líder sumamente capaz. Exerce uma influência conciliadora sobre os outros e é um planejador nato. Mestre em tudo que requer uma paciência meticulosa e a presença de uma rotina diária. Excelentes aptidões artesanais: mecânico, torneiro, carpinteiro, eletricista e instrumentos de precisão. Organizado, sabe trabalhar sob pressão e é extremamente confiável. Costuma manter o mesmo trabalho toda a vida. Lento e ocioso, falta-lhe impulso e ambição. Mesquinho e avarento. É o que dá menos gorjetas. Teimoso, mas é tão diplomático que muitas vezes isso passa despercebido.

8.6.09

Filme - Poder Além da Vida (Peaceful Warior)


-Niguém pode saltar mais que 1,5m. Eu sei dissto, sou ginasta. É o esporte masculino mais difícil do mundo, a maioria das pessoas sabe disso.
-Os espartanos da grécia antiga também eram ginastas e eles saltavam sobre touros. Eles treinavam os guerreiros de elite assim. Sabia disso?
-Eu sei mais do que imagina.
-E imagina que sabe mais do que sabe. Conhecimento não é a mesma coisa que sabedoria.
-Ah é? Qual é a diferença?
-A sabedoria está em agir.
-Eu treino 7 dias por semana, 50 semanas por ano.
-E por que treina tanto assim?
-Fala sério? Eu estou a um passo de ser qualificado.
-Qualificado pra quê?
-Assiste às Olimpíadas?
-Eu não.
-Olha, mesmo alguém tão bom quanto eu tem que se dedicar muito pra se qualificar.
-Você precisaria saber muita coisa antes de compreender o que viu.
-Ok, então vai. Pergunta qualquer coisa. Qualquer coisa...
-Você é feliz?
(Silêncio)
-Disse que eu podia perguntar qualquer coisa.
-Mas o que felicidade tem a ver com isso?
-Tudo.
-Meu pai tem muito dinheiro. A faculdade é fácil, só tiro 10. Tenho bons amigos, estou em ótima forma física e só durmo sozinho quando eu realmente quero.
-Então porque não consegue dormir à noite?
(Silêncio)
-Ontem você veio aqui às 3h da manhã e esta noite também. São duas noites seguidas.
-O que você é? Algum tipo de filósofo de lojas de conveniência?
-Você precisa de filosofia?
-Não, obrigado, Sócrates! Tenho o bastante na escola...
-Última pergunta: se você não conseguir entrar na equipe olímpica, o que vai fazer?
(Silêncio)
-Se eu não conseguir?
-Deve ter pensado nisso.
-Do que você está falando?
-Qual é o problema?
-Nem sei o que estou fazendo aqui. Você é maluco, não preciso que fique mexendo com a minha cabeça!

Gosto de decorar falas de filmes. Especialmente aquelas que trazem uma boa reflexão. Difícil escolher alguma neste filme, que é cheio de diálogos sensacionais como este. Belo filme!

Trailer:

1.6.09

Belém x Manaus: uma rivalidade sem sentido

"Seja lá o que for que vai sair por aquela porta. Se nos mantivermos unidos, temos alguma chance" (Maximus, no filme "Gladiador")


Se tem uma coisa demasiado constatada na História da humanidade é a união, o espírito de unidade. Tudo aquilo que até hoje chegou a funcionar, em algum nível, o fez por conta de um ponto de referência, uma unidade que deu sentido a tudo e não deixou que o objetivo comum fosse esquecido. Ainda que feito, como Naopoleão gostava de dizer: "calçando sua mão de ferro em uma luva de veludo".
Ouso afirmar que isso é uma coisa bem matemática. É muito claro quando uma coisa vai dar certo ou errado. A gente observa claramente para onde algo caminha só de ver o quanto as partes trabalham harmonicamente em função de um todo. Não só é matemático o processo, como a expressão é muito simples. Tal qual uma equação do segundo grau, que no fim tem dois resultados possíveis, assim são os "esquemas" que nós, seres humanos, criamos.
É pela união que os europeus mantem um todo forte e, consequentemente, as partes fortes. Foi pelo espírito de unidade que Stalin elevou um país agrícola à potência que primeiro lançou um foguete ao espaço em apenas cinquenta anos. É assim que funciona a Natureza, é assim que tudo funciona. União.

O Brasil é um país considerado periferia no mundo e a região Norte, a periferia deste país. Vivemos na periferia de um país periférico, que tal? E não há muita coisa que possamos fazer em relação a isso especialmente porque as duas principais cidades deste lugar tão rico agem como se tudo fosse uma estúpida competição de "vença o pior". Reduzimo-nos a uma condição inferior e, por ignorância geral, mantemo-nos no fundo, cada vez mais ridículos querendo parecer grandes em uma série de aspectos, dos quais os reflexos estão por toda parte: Belém, uma cidade suja, abandonada. O transporte público sucateado. As pessoas mal educadas, incapazes de gentilezas simples. Os times de futebol em decadência vertiginosa. Falta de conservação com o nosso patrimônio histórico. Ignorância total.
É típico de mentalidades pequenas e fracas a ignorância de sua própria história. Aliás, esse é um dos pontos que Cícero catalogou em "Da República" como uma característica própria de um povo bárbaro: falta de conhecimento da própria cultura.
Sob este e outros aspectos, podemos ser enquadrados na categoria "bárbaros" por um romano de 2 mil anos atrás. Sabe o que é pior? É a mais pura verdade. Não temos autoconhecimento e, ao invés de cuidar de coisas necessárias para a nossa verdadeira grandeza, nos preocupamos em parecer melhores não nos igualando naquilo que nossos vizinhos têm de melhor, mas rebaixando pontos elevados ao nosso nível (como se isso fosse possível).
Ridículo o povo de Belém ficar com raiva pelo fato de Manaus ter sido escolhida - por jogadas políticas, tudo bem - para sub-sede da Copa do Mundo, com Belém tendo ficado de fora. Não perdemos pra Manaus, perdemos pra nós mesmos, pro nosso PIB per capita baixíssimo, pras nossas desigualdades sociais, pras nossas ruas sujas, pra nossa pífia "estrutura" urbana, etc.

Enquanto aqui brigávamos pra ver qual seria a sub-sede "amazônica" da Copa, os nordestinos, unidos, trabalharam duro. Terão sedes em quatro cidades, desbancando inclusive Florianópolis, uma das cidades mais turísticas do Brasil. Foi mais um caso pra entrar pra estatística. Deveríamos ter brigado sim, para que na região Norte nós tivéssemos jogos tanto em Belém quanto em Manaus. Pra um país tão conhecido lá fora por causa da Amazônia, é ridícula a atenção que o mesmo dá para a região.
É nessas horas que eu me atento para o fato de as pessoas aqui terem raiva da expressão "terra de índio". É que no fundo a gente sabe que isso é verdade, e a verdade dói. A única coisa boa é que ontem, com o anúncio das cidades-sede, a nossa governadora perdeu as eleições do ano que vem. E aliás, não fosse pela nossa tão citada ignorância, ela jamais estaria no poder.
E Belém perdeu, de uma vez por todas, sua chance de ouro para se desenvolver de fato. Quem sabe em 2046, se a cidade não tiver afundado, a gente tenha alguma chance...

Agora imaginem vocês. Copa do Mundo em julho. Seleção da Itália a fazer sua pré-temporada num dos nossos balneários... Salinas talvez? Não teremos isso aqui. E nem perto daqui.