19.10.11

Sobre arte digital e Speed Painting

Speed Painting nada mais é do que o processo de pintura filmado e depois acelerado. Geralmente se faz direto no computador. Digo geralmente porque ficou popular na internet este tipo de "show" com pinturas feitas digitalmente por meio de tablets, no Photoshop ou softwares similares. Não, não são tablets como o Ipad. Na verdade, esse termo (tablet) é bem antigo pra ilustração e quer dizer "mesa digitalizadora". É uma espécie de mouse pad eletrônico onde se usa uma espécie de "caneta-mouse" com a qual se pode simular quase que perfeitamente as técnicas de desenho e pintura do lápis, caneta, pincel, papel, tela, etc.

O principal responsável pela popularização deste gênero, acredito que seja o Nico di Mattia. Um argentino que, se não foi o primeiro a fazer isso, foi o primeiro a ganhar tamanha visibilidade no mundo ao fazer isso. Talvez porque o cara seja um MONSTRO! A técnica dele é simplesmente impressionante.

Por algum tempo eu relutei em entrar nesse mundo de pintura digital. Não sei, mas quem faz arte tradicional geralmente tem esse receio. O que me deixou mais inclinado a comprar meu tablet foram os vídeos do Nico di Mattia. Tive vontade de pintar daquele jeito também. Além do mais, é sempre bom a gente desenvolver novas técnicas de pintura e desenho.

São muitas as vantagens de se trabalhar com tablets, mas eu diria que são principalmente dois grandes saltos que se pode dar ao passar pra arte digital: Primeiro, uma ilustração que eu antes demoraria 3 ou 4 dias com aquarela ou guache, eu faço em aproximadamente 5 a 6 horas no tablet. Segundo, tem a possibilidade de ctrl + z. Entre muitas outras vantagens eu diria que tem uma única desvantagem, que é a de a gente não ficar com o trabalho "original" que antes se tinha com ilustrações tradicionais. O "original" neste caso é o arquivo PSD em alta resolução, que, se não tomarmos cuidado, um dia pode ser perdido devido a um vírus, pane, etc.

Se alguém for comprar um tablet, eu recomendo a Wacom Bamboo CTH 460, que é de longe o melhor custo/benefício do mercado. Tem outros modelos como a Cintiq, que só é aconselhável pra quem tem um estúdio profissional e muito dinheiro.

Abaixo, dois vídeos de Speed Painting. Enjoy!

O vídeo do aprendiz (eu): Penny, de The Big Bang Theory.


O vídeo do mestre (Nico di Mattia): Iron Man.


Nenhum comentário:

Postar um comentário