13.3.09

Belém na Copa de 2014

Hoje fui a um evento promovido pela Sinaenco onde algumas pessoas envolvidas no projeto Belém 2014 expuseram o que Belém tem feito no sentido de trazer a Copa do Mundo para a Metrópole da Amazônia. O projeto de estruturação está dividido em duas etapas.

A primeira etapa, que a meu ver é a mais delicada, consiste em soluções pesadas para a estrutura urbana da cidade. Especialmente em vias que dão acesso ao Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), principal estádio do eixo Norte-Nordeste e um dos melhores e mais modernos estádios do Brasil. De todos, o que eu achei particularmente interessante foi o super viaduto previsto para o cruzamento da Av. Júlio César com a Av. Pedro Álvares Cabral. Parece uma das Autoroutes européias, que vai permitir um fluxo rápido e constante de veículos num ponto estratégico da cidade. Esta etapa está estimada em pouco mais de 300 milhões de reais, e é 100 milhões mais barato que um estádio inteiro - uma das coisas que Manaus precisa pra sediar o evento, sem falar na estruturação da cidade.

A segunda etapa consiste na reforma do Mangueirão e a conclusão do entorno do estádio, que contará com um centro de treinamento (já iniciado) e um hospitality center com ginásios, centro de atendimento, estacionamento de mais de 8 mil vagas, etc. Tudo projetado pensando na sustentabilidade, com placas de energia solar para uma boa parte da área e o aproveitamento da própria água da chuva! Tudo do consagrado arquiteto paraense Alcir Meira, autor do projeto original do Mangueirão. A reforma do estádio mais o entorno está estimada em menos de 200 milhões de reais. É o estádio cuja estruturação será a mais barata no Brasil.

Basicamente, uma Copa do Mundo necessita de 8 cidades-sede. São as 8 chaves iniciais onde os cabeças-de-chave são "locados". O Brasil terá 12 cidades-sedes. Neste caso, das 8 chaves, 4 realizarão jogos em 2 cidades-sede, e não em uma apenas. Ao Norte-Norteste do Brasil corresponde uma sede que terá duas cidades-sede que dividirão uma única chave. Pela lógica, dentre as cidades que concorrem nesta parte do Brasil, Belém e Fortaleza correm bem à frente das demais.

Fortaleza fica bem perto de Belém, e ainda tem São Luís do Maranhão entre as duas. São Luís, pra quem não sabe, está oficialmente apoiando Belém na campanha. É uma cidade estratégica neste caso: a partir de São Luís se pode assistir jogos tanto em Belém quanto em Fortaleza sem maiores custos. O acesso é simples, muito diferente de Manaus, que fica no meio do nada.

E eu nem falei ainda de empresas como a Vale do Rio Doce, que já garantiu seu apoio incondicional.

Pra não citar mais vantagens de Belém (o post seria demasiado grande), resumo tudo isso em uma frase: a Copa do Mundo é nossa!


Site Oficial da candidatura de Belém: www.belemnacopa2014.com.br

6 comentários:

  1. muito grata pelas informações. =)

    há propósito, nem te repondi: moro em Belém, mesmo.

    quanto à sociofóbica, essa moça é muito interessante. precisas assistir a esse documentário.

    "ariveder-lo"

    =)

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito que seja em Belém, mas não precisava dizer que Manaus fica no meio do nada e eu moro em Barcarena, PA

    ResponderExcluir
  3. Ficamos no meio do nada mais simplis
    mente temos o sexto maior pib das capitais brasileiras...

    ResponderExcluir
  4. Ficamos no meio do nada e apesar disso conseguimos ter mais riquezas que vcs,temos o maior e mais moderno centro de compras do norte do BR,vc já olhou atrás dos eletroeletrônicos que vc tem em sua casa,rvavelmente vc irá ver um passáro escrito conheça a Amazô nia,pois é ,esse simbolo significa produzido no pólo industrial de Ma aus,vc deve usar celulares,tvs de lcd ou led,tablets ,notbooks,cameras digitais ,motos,mp3,dvds,apds,etcs,ou seja somos referência no Brasil em tecnologia...Aqiu em Manaus temos a Nokia,Samsung,LG,CCE,Ho da Semp Toshiba,Yamarra,Sony,bike,etcs...Depois somos nós é que somos isolados,kkkkkkkkkkkkkkkkk........É pra rir só pode se inveja matasse estaria mortosa hora.....Pense bem antes de escrever burrices...

    ResponderExcluir
  5. E outra Fellipe esses arquitetos e engenheiros e urbanistas que fizeram esse projeto nåo estavam num bom dia,pois ficou muito simplorio...
    Vcsdizem que o projeto de Manaus está mirabolante e que não irá da tempo de construi tudo, mais mostraremos que temos capacidade sim,não é atoa q temos o sexto maior pib.

    ResponderExcluir