1.10.11

Parábola Zen - O Velho Templo

NOTA: Não sei se é esse o título da parábola. Ouvi essa história há alguns anos e, como está entre as minhas preferidas, resolvi reproduzir aqui do meu jeito, devido à falta de uma versão melhor aqui pela rede.

Certa vez, um templo passava por sérias dificuldades materiais. Tudo estava muito velho, caindo aos pedaços. Faltava comida, faltava tudo.
Os monges, já sem aguentar ver o templo naquela situação, foram ao mestre para pedir orientações. O mestre,  reconhecendo a situação precária em que se encontravam, passou uma missão a seus discípulos:
-É preciso que vocês todos vão até a cidade mais próxima e roubem tudo o que puderem. Só tem uma condição: Ninguém pode vê-los, absolutamente ninguém, entenderam?
Os monges acharam estranho que o mestre tenha dado uma ordem como esta, porém ele era o mestre e eles tinham que cumprir a missão. Assim sendo, todos os discípulos partiram até a cidade mais próxima, com o objetivo de saquearem tudo o que pudessem. Exceto um, que ficou a meditar.
O mestre, então, indagou o discípulo que ficara no templo:
-O que você faz aqui? Não ouviu o que eu disse?
-Sim, mestre. Eu ouvi. E estou fazendo exatamente o que o senhor mandou. O senhor disse que absolutamente ninguém poderia me ver. Acontece, mestre, que EU estou me vendo. Como posso roubar assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário